BLOG
Cigarro e os prejuízos à visão
10/05/19

hospital-de-olhos-limongi-blog-cigarroO tabagismo, como já é constantemente falado e alertado, principalmente pelos profissionais da saúde, traz uma série de malefícios ao bem-estar do fumante, afetando desde funções respiratórias e cardíacas até a incidência de diferentes tipos de câncer. Mais do que isso, esse hábito também é responsável por desencadear danos à visão.

A saúde dos olhos pode ser gravemente afetada por conta desse hábito, podendo levar até mesmo à cegueira. Entre as doenças oculares causadas pelo cigarro, podemos citar algumas, como:

Catarata

A catarata pode se desenvolver precocemente pelo tabagismo por conta da fumaça exalada pelo cigarro, que contém substâncias químicas que modificam o metabolismo da estrutura conhecida como cristalino, deixando-a opaca e estimulando o surgimento dessa doença.

DMRI

A Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma disfunção ocular que também pode ser causada pelo tabaco, uma vez que esse produto afeta a retina e gera a sua oxidação, dando início ao processo de degeneração da mácula, região importante da retina responsável pela definição de formas e cores, além de viabilizar a leitura.

Olho Seco

A síndrome do olho seco pode ter início pelo contato da fumaça do cigarro com os olhos, trazendo irritação à vista, vermelhidão, coceira e olhos lacrimejantes. Em pessoas que utilizam lentes de contato, esses sinais são ainda mais acentuados, pois as lentes por si só já causam um certo ressecamento na estrutura ocular.

Se desejar saber mais, converse com um médico oftalmologista ou entre em contato conosco.

Deixe seu comentário
Nome
Email
Mensagem