BLOG
Exames oculares que precisam ser feitos com frequência
23/02/19

hospital-de-olhos-limongi-blog-exames-coularesCuidar da saúde dos olhos é um hábito essencial que nem sempre é prioridade para muitos. Isso porque a maioria das pessoas deixa para consultar-se com um oftalmologista apenas quando há a presença de sintomas incômodos na região dos olhos, que indicam algum problema.
 
Para evitar que isso aconteça, prevenir, de fato, é a melhor opção. E é nesse ponto que os exames oculares frequentes, feitos por um especialista em uma clínica com recursos de última geração, são essenciais.
 
Confira abaixo quais são os exames oculares que precisam ser feitos regularmente:
 
Mapeamento de retina
Um exame de extrema importância que permite mapear a retina do paciente e obter informações específicas da visão, possibilitando diagnosticar qualquer tipo de alteração na retina. Deve ser realizado ao menos uma vez por ano, já que as doenças que acometem a retina só são percebidas quando estão em um estágio avançado.
 
Retinografia simples
Além de ter como objetivo analisar a retina, esse tipo de exame permite também examinar o nervo óptico, a mácula e os vasos do fundo do olho, possibilitando que o oftalmologista possa diagnosticar doenças no nervo óptico e na retina, bem como o glaucoma.
 
Biomicroscopia de fundo
Um dos principais exames oculares de rotina. É feito para investigar a íris, córnea, o cristalino, o nervo óptico e a retina central.
 
Topografia Corneana
Através da topografia corneana é possível ver o mapeamento topográfico do relevo da córnea. Por esse motivo, esse é um exame essencial para que as doenças oculares sejam identificadas precocemente, para a adaptação de pacientes que usam lentes de contato e pessoas que desejam realizar cirurgias refrativas, de catarata e transplantes de córnea.
 
É importante enfatizar que essas informações não substituem a avaliação subjetiva pelo oftalmologista. Desse modo, é primordial consultar-se com esse especialista ao menos uma vez por ano, para que o mesmo possa solicitar o exame ideal para cada quadro.
 

Deixe seu comentário
Nome
Email
Mensagem