EXAMES
Microscopia Especular

instituto-de-olhos_paquimetria-ocularÉ um exame através do qual se analisa as células da camada interna da córnea: o endotélio corneano. A córnea é uma estrutura única e sua transparência é fundamental para que a luz dos objetos cheguem `a retina. O endotélio é uma camada de células que reveste a superfície interna da córnea, responsável pela sua integridade e transparência. Qualquer dano às essas células é geralmente irreversível, podendo levar a comprometimento visual severo.

 

Utilização

O exame fotografa as células do endotélio da córnea, fazendo uma análise quantitativa e qualitativa destas células (formato, tamanho, número de células).
 
É fundamental para a avaliação pré-operatória de cirurgias intra-oculares em geral, tais como na cirurgia de catarata, glaucoma, transplante de córnea, refrativas, ceratocone. Também é importante para o controle do uso de lentes de contato.
 
A grande importância desse método é permitir uma avaliação do provável comportamento da córnea perante uma agressão cirúrgica, o que é fundamental para se avaliar o possível sucesso de uma cirurgia ou até mesmo a impossibilidade do paciente em realizá-la.
 

O HOL conta com um Microscópio Especular automático de última geração (CellChek XL™ – Konan Medical™), que não necessita do contato do olho do paciente com o aparelho.