BLOG
O que é degeneração macular?
28/01/19

A mácula é uma pequena parte do olho que está localizada no centro da retina, sendo a responsável pela visão centralizada em detalhes. Quando a mesma é comprometida por uma lesão degenerativa, proveniente da idade, há então a degeneração macular (DMRI), caracterizada como a principal causa de perda da visão na terceira idade.

 

Essa doença degenerativa exibe um embaçamento na vista que é acompanhado de distorção de formas, e requer muita atenção, afinal, a condição compromete a retina do paciente, parte responsável pela nitidez da visão. Existem dois tipos de degeneração macular:

  • Seca (atrófica)
    A forma menos grave e mais frequente, onde há redução do tamanho e número das células presentes na mácula.
  • Úmida (exsudativa)
    Conhecida também como hemorrágica, a degeneração macular úmida apresenta um crescimento dos vasos sanguíneos na estrutura do olho (coroide), suscitando vazamento de fluidos que provocam danos à mácula, podendo provocar a perda total da visão.

 

Apesar de estar associada ao envelhecimento, sendo muito visível sobretudo a partir dos 60 anos, a condição é idiopática, ou seja, possui causa desconhecida. No entanto, há alguns fatores de risco como predisposição genética, exposição excessiva à luz solar, traumatismos, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, entre outros.

 

Além disso, dificuldade para enxergar, visão turva, redução da intensidade e brilho das cores e mudanças na visão central são outros sintomas associados à degeneração macular. A indicação de cada tratamento, portanto, dependerá da avaliação médica com o especialista.

 

Para saber mais, converse com o seu médico ou entre em contato.

Deixe seu comentário
Nome
Email
Mensagem