BLOG
Principais danos da diabetes para os olhos
21/11/18

A diabetes é uma doença que atinge mais de 14 milhões de brasileiros e possui maior incidência no público feminino. Causada pela falta de insulina ou pela incapacidade desse hormônio em exercer adequadamente seus efeitos, a doença é caracterizada pela elevação dos níveis de glicose no sangue proveniente desses fatores.

 

Quando não controlada, a diabetes promove o aumento do nível de glicose no sangue, que viabiliza o aparecimento de danos nos vasos sanguíneos e nervos, ocasionando complicações como disfunção e falência de alguns órgãos, dentre eles os rins, o coração e, sobretudo, os olhos. Tal fato origina uma lesão na visão que pode levar à cegueira permanente, denominada retinopatia diabética.

 

Além dessa condição, o glaucoma (aumento da pressão dentro do olho) e a catarata (opacidade da lente natural do olho), que também podem evoluir para cegueira, são outros problemas oculares causados pela diabetes, comumente associada a portadores do tipo 1. Por isso, indivíduos que possuem a doença devem redobrar a atenção, mantendo sempre o controle da glicose e realizando o acompanhamento frequente com um especialista para evitar tais consequências.


Ao perceber a presença de alguns sintomas constantes como dificuldade para ler, dor e vermelhidão nos olhos e tonturas, procure um especialista. Vale ressaltar que é essencial consultar-se com um oftalmologista, mesmo que não haja nenhuma alteração visual, para realizar exames e identificar precocemente qualquer complicação ocular.

 

Para saber mais sobre, converse com seu médico ou entre em contato com o Hospital de Olhos Limongi.

Deixe seu comentário
Nome
Email
Mensagem