BLOG
Quais são os tipos de lente de contato?
27/03/19

Hospital de Olhos Limongi - Blog - Lentes de ContatoAs lentes de contato vão muito além de apenas um acessório: elas são itens indispensáveis para quem possui algum tipo de anomalia na visão e necessita de auxílio para enxergar com plenitude. E para aqueles que querem dispensar o uso do óculos, as lentes sem dúvidas são excelentes formas de correção visual, sendo ainda confortáveis. No entanto, é preciso atenção, afinal, para cada tipo de problema existe uma recomendação.
 
Pensando nisso, listamos abaixo os principais tipos de lente de contato. Continue lendo para conhecer as funções de cada uma e como escolher a que melhor atende suas necessidades:
 
Rígidas
Utilizadas para graus maiores, as lentes rígidas atualmente podem ser encontradas em gás permeável, que permite uma maior circulação de oxigênio para os olhos. Por ser feita de plástico e silicone, as lentes rígidas apresentam grandes vantagens, como durabilidade e resistência à bactérias. É indicada, sobretudo, para doenças como a ceratocone.
 
Gelatinosas
Quando comparadas às rígidas, as lentes gelatinosas são mais confortáveis, pois possuem uma maior quantidade de água. Feita com silicone e hidrogel, essa lente é mais permeável ao oxigênio. Com formato maior e mais fino, adequa-se aos olhos com mais facilidade. É recomendada para casos de hipermetropia, miopia, presbiopia e astigmatismo.
 
Multifocais
As lentes multifocais, que podem ser tanto gelatinosas quanto rígidas, são comumente indicadas para pessoas com mais de 40 anos acometidas por presbiopia, pois oferecem foco para distâncias sem a necessidade de óculos.
 
Tóricas
Assim como as multifocais, as lentes tóricas podem ser rígidas ou gelatinosas. Possuem curvaturas em vários ângulos, sendo portanto ideais para correção do astigmatismo, assim como para miopia e hipermetropia.
 
Terapêuticas
Geralmente de caráter gelatinoso, as lentes terapêuticas são usadas após o paciente passar por alguma intervenção cirúrgica refracional ou outros procedimentos oculares.
 
Estéticas
Encontradas apenas no modelo gelatinosa, as lentes estéticas podem ser coloridas, sendo utilizadas para correção ou para modelar a córnea e proporcionar um olhar mais brilhante ao usuário.
 
Vale ressaltar que, antes de escolher o modelo, é essencial consultar-se com um médico oftalmologista. Esse profissional irá realizar alguns exames para saber qual se adequa melhor às suas necessidades.
 
Quer saber mais? Converse com seu especialista ou entre em contato conosco.
 

Deixe seu comentário
Nome
Email
Mensagem