BLOG
Sinais e sintomas da retinopatia diabética
15/10/18

A retinopatia diabética é uma patologia que acomete ambos os olhos, particularmente devido à alterações nos pequenos vasos sanguíneos localizados na retina, que é a principal responsável por transportar o que enxergamos para o cérebro. Essa disfunção está diretamente associada ao diabetes.

 

Essa condição é uma das principais causas da cegueira e perda de visão. Além disso, quanto mais elevado for o nível de glicose presente no sangue, maiores são as chances de aparecimento de lesões e problemas na retina. Isso acontece porque, quando o diabetes não está equilibrado, a hiperglicemia estimula alguns distúrbios no organismo, dentre eles a alteração nos vasos da retina.

 

A retinopatia diabética, quando ainda está em fase inicial, geralmente não apresenta sintomas. Porém, quando a doença está em estágio mais avançado, é possível perceber alterações como visão embaçada, dificuldade para enxergar durante a noite, manchas ou pontos na visão e perda da visão central ou periférica.

 

Como forma de prevenção, é fundamental que pacientes portadores de diabetes consultem-se com um médico especialista ao menos uma vez por ano, já que é através de exames que a doença pode ser detectada mesmo antes do aparecimento dos sintomas. Para mulheres gestantes, é fundamental que a visita ao oftalmologista seja feita a cada 3 meses.

 

Vale ressaltar que, quando o diagnóstico é feito de forma precoce, as chances de manter uma visão saudável são maiores. Consulte seu oftalmologista ou entre em contato: http://www.hospitaldeolhoslimongi.com.br/contatos/

 

Deixe seu comentário
Nome
Email
Mensagem