24/set
Cirurgia refrativa | O que o procedimento é capaz de corrigir?
Dificuldades para enxergar de perto ou de longe, visão borrada e desconforto visual são problemas comuns que afetam a rotina de milhões de pessoas. Felizmente, muitos desses distúrbios podem ser corrigidos com a cirurgia refrativa, um procedimento seguro e eficaz, indicado para tratar os principais erros de refração.
Neste texto, você vai entender o que é a cirurgia refrativa, como ela funciona e quais condições visuais podem ser tratadas com esse método.
O que é a cirurgia refrativa?
A cirurgia refrativa é um procedimento oftalmológico a laser que altera a curvatura da córnea para corrigir problemas na forma como a luz entra no olho e se projeta na retina.
Existem duas técnicas principais:
PRK: atua na camada mais superficial da córnea.
LASIK: atinge camadas mais profundas, após a criação de um retalho corneano.
O objetivo da cirurgia é corrigir erros de refração, permitindo que o paciente tenha uma visão clara sem depender de óculos ou lentes de contato.
O que a cirurgia refrativa pode corrigir?
Miopia
A miopia é caracterizada pela dificuldade em enxergar objetos distantes. Isso acontece quando o globo ocular é mais alongado ou a córnea tem uma curvatura acentuada, fazendo com que a imagem se forme antes da retina.
A cirurgia refrativa remodela a córnea para que os raios de luz sejam focados corretamente sobre a retina, permitindo uma visão mais nítida de longe.
Hipermetropia
A hipermetropia é o oposto da miopia: objetos próximos parecem desfocados, enquanto a visão de longe tende a ser melhor.
Esse problema ocorre quando o olho é mais curto ou a córnea é muito plana, dificultando o foco da imagem na retina.
Com a cirurgia refrativa, é possível ajustar o formato da córnea, devolvendo nitidez para a visão de perto.
Astigmatismo
O astigmatismo distorce a visão em todas as distâncias. Ele é causado por uma curvatura irregular na córnea, que faz com que a luz se espalhe em diferentes pontos da retina, provocando visão embaçada ou dupla.
A cirurgia corrige essas irregularidades na córnea, permitindo que a luz entre de maneira uniforme e as imagens fiquem mais nítidas.
Presbiopia
Também conhecida como vista cansada, a presbiopia aparece com o avanço da idade, geralmente após os 40 anos. É a dificuldade em focalizar objetos próximos, como ler ou olhar o celular.
Algumas técnicas cirúrgicas específicas podem ser utilizadas para reduzir a dependência de óculos para leitura, especialmente quando combinadas com correção de miopia ou hipermetropia.
Quais são os benefícios da cirurgia refrativa?
Procedimento rápido (cerca de 30 minutos por olho)
Não requer internação — feito em ambiente ambulatorial
Recuperação rápida e segura
Pode corrigir mais de um erro refrativo de uma vez
Reduz ou elimina a necessidade de óculos e lentes de contato
Alta taxa de satisfação entre os pacientes
Deseja viver com mais liberdade visual?
No Limongi Hospital de Olhos, contamos com tecnologia de ponta e especialistas em cirurgia refrativa. Se você tem interesse no procedimento, agende uma avaliação e descubra se você é um(a) candidato(a) ideal.



