
27/set
Entenda os fatores que aceleram a formação da catarata
A Catarata é uma doença que provoca a perda de transparência do cristalino, sua maior ocorrência é em pessoas em idade avançada, por conta do processo natural do envelhecimento das células. Porém, existem alguns fatores que podem acelerar a formação da patologia e fazer com que ela se desenvolva mais cedo.
Medicação sem prescrição: O excesso de remédios sem recomendação médica, além de deixar seu organismo debilitado também pode afetar os olhos. A presença de corticóides (sem supervisão) pode permanecer no organismo e, com o tempo, ir parar na superfície do cristalino.
Tabagismo: Estudos apontam que fumantes são 2 vezes mais propensos a desenvolver a doença. O consumo das substâncias tóxicas presentes no cigarro fazem com que as células se desgastam mais rápido.
Diabetes: Pessoas com diabetes acabam tendo uma progressão mais rápida da doença e em idade mais precoce.
Sol sem proteção: A vitamina D é essencial para o nosso organismo, porém, quando em excesso e sem a devida proteção, pode provocar sérios problemas de saúde, como o câncer de pele e problemas de visão. Os raios UVB podem gerar queimaduras na córnea e produzir na região radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento das células.
Hereditariedade: Esse é um dos principais fatores que aceleram a formação da catarata. Cerca de 70% das pessoas que têm casos próximos na família vão desenvolver a doença de forma precoce.