
21/fev
O que influencia na mudança do grau do óculos?
Quem possui problemas de refração ocular como a miopia, o astigmatismo ou a hipermetropia pode ter notado em suas consultas regulares ao oftalmologista que o grau das suas lentes variam de tempos em tempos. Mas você sabe o por quê disso acontecer?
As alterações no grau de refração desses problemas estão intimamente ligadas a dois principais fatores, um genético e outro relacionado a hábitos prejudiciais adotados diariamente. Entender como esse processo acontece é essencial para mantermos o acompanhamento médico e adotar medidas que mitiguem com que essas mudanças prejudiquem o bem-estar.
A primeira coisa a entender é que é normal as alterações de grau conforme crescemos, devido às mudanças hormonais e fisiológicas sofridas pelo corpo. Contudo, por volta dos 21 anos de idade, a tendência é que a refração pare de sofrer alterações significativas e se estabilize.
Já outra coisa que pode influenciar essas alterações é o uso excessivo de telas led, como a de smartphones e televisões. Elas fazem com que a visão fique mais fadigada e favorece a incidência desse problema.
Mantenha sempre uma rotina de cuidados oftalmológicos junto a um médico especialista.
Entre em contato e agende sua consulta.