
26/nov
Teste do Olhinho
O teste do olhinho é um exame que deve ser feito nos primeiros dias de vida da criança. Ele serve para descobrir se alguma doença congênita, infecciosa ou hereditária, adquiridas durante a gravidez, interferirão no desenvolvimento ocular do bebe e identificará se a estrutura do olho está normal, ou se tem alguma coisa à ser tratada.
As crianças que nasceram após o oitavo mês de gestação, podem efetuar o exame no hospital mesmo, auxiliada pelo pediatra, ou, após terem alta, procurarem um especialista na área, num prazo de até três meses, para efetuar o exame de acordo com os procedimentos corretos e utilizando os aparelhos adequados para tal. Nos pacientes prematuros, o teste é mais específico e precisa ser feito até 30 dias após o nascimento .
Quanto antes a criança for levada ao oftalmologista, mais chances ela tem de tratar as doenças, se diagnosticadas, e diminuir as sequelas que poderão ter futuramente.
O exame é bem rápido e simples, normalmente, não é preciso dilatar a pupila, exceto em casos de bebês prematuros. É acionada uma fonte de luz que sai de um oftalmoscópio, onde se é observado o reflexo que vem da pupila. Se os olhos forem saudáveis, refletem tons vermelhos e alaranjados. Já quando há alguma alteração, a qualidade do reflexo é ruim ou imperceptível. Através dessa análise, o médio poderá obter informações importantes, como, saber se a criança possui estrabismo, catarata, glaucoma e até mesmo cegueira.
Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, 50% dos casos de doenças oculares graves são descobertas quando os bebês já perderam boa parte da visão ou ficaram completamente cegos. O que reforça a importância do exame, uma vez que é considerada a necessidade de se diagnosticar problemas oculares com antecedência.
Por isso, realize o teste do olhinho na primeira semana de vida do bebê. Caso tenha mais dúvidas procure o seu oftalmologista ou se preferir, agende uma consulta no Hospital de Olhos Limongi, entrando em contato por aqui.