
23/set
Teste do olhinho: pra que serve?
Assim que os bebês nascem, é imprescindível que os primeiros cuidados sejam tomados de imediato, e entre as avaliações necessárias, está o teste do olhinho. Esse procedimento é capaz de identificar a incidência de catarata congênita ou problemas na retina, e deve ser feito ainda na maternidade.
Com as luzes apagadas e através do auxílio de uma pequena lanterna, o médico direciona a luz emitida pelo acessório no fundo do olho da criança e busca alguma alteração nas estruturas oculares. Quando essa detecção é feita, o reflexo exibe uma cor diferente, indicando disfunção visual.
Se descobertas de maneira tardia, as doenças da vista podem evoluir para quadros graves e comprometer seriamente a acuidade da visão, e por isso, o teste do olhinho é fundamental. Mesmo assim, a visita a um oftalmologista não deve ser descartada nos primeiros três meses de vida.
Por fim, todo recém-nascido precisa ser submetido a esta avaliação, e conforme vai se desenvolvendo, deve passar por consultas com um oftalmologista mensalmente, passando a ser anual quando atingirem os 6 ou 7 anos.
Caso deseje saber mais, converse com um profissional ou entre em contato conosco.